top of page

Pesquisadores e Pesquisadoras

Coordenadora

Marcia de Almeida Gonçalves

lattes.png
lattes.png
lattes.png
lattes.png
lattes.png
lattes.png
lattes.png
lattes.png

Alexandre de Sá Avelar

André Luiz Vieira de Campos

Andréa Camila de Faria Fernandes

Carlos Eduardo Pinto de Pinto

Claudia Adriana Alves Caldeira

Claudia Patrícia de Oliveira Costa

Daniel Pinha Silva

lattes.png
lattes.png
lattes.png
lattes.png
lattes.png
lattes.png
lattes.png
lattes.png

Francisco Gouvea de Sousa

Géssica Góes Guimarães Gaio

Iamara da Silva Viana

Lívia Beatriz da Conceição

Luis Claudio Palermo

Michele de Barcelos Agostinho

Paulo Roberto de Jesus Menezes

Renata Figueiredo Moraes

lattes.png
lattes.png
lattes.png
lattes.png
lattes.png
lattes.png

Rui Aniceto Nascimento Fernandes

Soraya Matos de Freitas

Stefania Macena Wolff

Thais Elisa Silva da Silveira

Veronica Rocha da Silva

Wilton Carlos Lima da Silva

Aperto_de_mãos.png

Parceiros(as) e Parcerias

Logo PPGH.png

PPGH - Programa de Pós-Graduação em História

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) é vinculado a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Criado em 1995, o PPGH tem como área de concentração estudos e pesquisas relacionados a História Política.

Para mais informações, clique na logo ao lado.

PPGHS - Programa de Pós-Graduação em História Social

Logo PPGHS jpg.png

O Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHS) é vinculado a Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em São Gonçalo. Fundado em 2006, o PPGHS estrutura-se na área de História Social do Território.

Para mais informações, clique na logo ao lado.

Prof.png

ProfHistória

O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) é um programa de pós-graduação stricto sensu reconhecimento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). É liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e oferecido em rede nacional, com objetivo de promover a formação continuada a docentes de História da educação básica. 

Para mais informações, clique na logo ao lado.

LPPE.png

LPPE - Laboratório de Pesquisa e Práticas de Ensino 

O Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Práticas de Ensino (LPPE) é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Busca promover uma integração entre ensino, pesquisa e extensão e capacitação de professores e gestores da rede pública de ensino.

Para mais informações, clique na logo ao lado.

Ofinas_de_História.png

Oficinas de História

O Grupo de Pesquisa Oficinas de História é sediado na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Rio de Janeiro, em São Gonçalo, e dedica-se desde 2004 a pesquisas na área do ensino da História. É interinstitucional e reúne pesquisadores vinculados a outras instituições universitárias do Rio de Janeiro e de outros estados.

Para mais informações, clique na logo ao lado.

Memento

MEMENTO.jpg

O Grupo de Pesquisa de Memórias, Trajetórias e Biografias se constitui como espaço de interlocução entre pesquisadores de diferentes formações e temáticas que envolvam as dimensões sociais, culturais e políticas da construção social da memória a partir de distintos modelos narrativos que se vinculem ao enfoque biográfico.

HISTOR

Logo Histor.jpg

O HISTOR é um espaço de colaboração e interlocução entre pesquisadores interessados em analisar as operações, procedimentos, pressupostos, paradigmas, conceitos, problematizações e temas que presidem, permitem e possibilitam os saberes, o conhecimento e as narrativas históricas no mundo antigo, moderno e contemporâneo. O objetivo principal é refletir sobre a historicidade dos saberes e das narrativas históricas, a partir de dois eixos: 1) o estudo do saber e das narrativas históricas, incluindo a problemática que envolve a constituição da história como disciplina, com base na investigação dos preceitos retórico-discursivos, dos fundamentos teóricos e dos princípios metodológicos que regularam e regulam as práticas historiográficas; 2) o estudo dos saberes e das práticas que constituem narrativas históricas contemporâneas diversas, para além do discurso disciplinar e daquilo que é produzido por aqueles que se identificam e são identificados como historiadores.

Para mais informações, clique na logo ao lado.

LEEHPaC

Logo%20LEEHPaC_edited.png

A preservação do patrimônio cultural brasileiro tem se constituído, no momento atual, em importante ponto de debate entre professores e pesquisadores das ciências humanas. Discutem-se, sobretudo, os rumos que estão sendo tomados e os significados da valorização e preservação do patrimônio cultural de diferentes grupos, num contexto em que se verifica também o crescimento do incentivo estatal à pesquisa e divulgação desses bens como indicadores de nossas histórias, de nossas memórias e de nossas identidades. 

O LEEHPAC se insere na reflexão e na busca e prática de soluções para o tema, contando com a participação e com o esforço de alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores de diversas instituições de ensino superior e professores do ensino básico.

Para mais informações, clique na logo ao lado.

História de São Gonçalo: memória e identidade

Sem%20t%C3%ADtulo_edited.png

História de São Gonçalo: memória e identidade é um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (campus São Gonçalo). Criado em 1996, o grupo desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão dedicados à história e historiografia de São Gonçalo, ao ensino e história local e regional e ao patrimônio cultural gonçalense a partir da coleta, organização e pesquisa em fontes documentais, iconográficas e depoimentos orais. Além da catalogação de todo esse acervo histórico, as atividades do grupo de pesquisa consistem na divulgação de sua produção acadêmica através de publicações de livros, artigos, exposições e oficinas com professores da rede pública de ensino. 

Para mais informações, clique na logo ao lado.

CMIIF

1_edited.png

O Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores é um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (campus São Gonçalo). Criado em 2010 com o objetivo inicial de refletir sobre a história da Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores, o grupo incorporou em seu campo de análise a temática dos deslocamentos migratórios, internacionais e nacionais, do século XIX ao XXI, com ênfase nos dispositivos de recepção e acolhimento de (i)migrantes no Brasil. As produções do grupo são publicizadas através de artigos acadêmicos, exposições e palestras.

Para mais informações, clique na logo ao lado.

bottom of page