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Histórias de vidas importam: contribuições do biográfico para a historiografia e o ensino de história

Organizado numa parceria do NUBHES com o LPPE, o curso de extensão Histórias de vidas importam: contribuições do biográfico para a historiografia e o ensino de história foi a primeira realização do NUBHES a se desenvolver em formato virtual, num momento em que buscávamos nos adaptar às mudanças provocadas pela pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo.
O curso, coordenado pelos professores Marcia de Almeida Gonçalves, Angela Roberti, Claudia Patrícia de Oliveira Costa, Andréa Camila de Faria Fernandes, Luiza Sarraff e Adelson Souza, buscou promover reflexões e debates sobre a importância das vidas individuais e das subjetividades cotidianas para a História, em suas dimensões de ensino e pesquisa, e também como prática de compreensão social.
Voltado para estudantes de graduação e professores da educação básica, de História e disciplinas correlatas, o curso foi realizado em encontros que aconteceram semanalmente, entre julho e agosto de 2020, no ambiente virtual da plataforma Zoom, e além das aulas ministradas pelos professores organizadores promoveu também debates com os convidados Fernanda Nascimento Crespo, Edson Azeredo do Nascimento, Carina Oliveira Silva e Thais Elisa Silva da Silveira, professores que, de diversas maneiras, problematizam as histórias de vida em suas pesquisas acadêmicas e/ou práticas docentes cotidianas.
A procura pelo curso superou nossas expectativas. Tínhamos inicialmente ofertado vagas, mas menos de 24h após o início das inscrições já havíamos ultrapassado o número de 400 inscritos. Não nos sendo possível atender à todos, realizamos o curso com um número final de cerca de 50 participantes e estamos planejando uma segunda edição.

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O Grupo de Reflexão Docente Histórias de vida, ensino e aprendizagem na educação básica: desafios e potencialidades foi coordenado pelas professoras Marcia de Almeida Gonçalves (UERJ) e Claudia Patrícia de Oliveira Costa (SEEDUC Rio) e pelo professor Raimundo Nonato Rocha (UFRN) no âmbito das atividades do XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História - História, Memória e Projetos para o Ensino de História no Brasil, evento organizado pela Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História - ABEH e realizado entre os dias 17 e 20 de novembro de 2020.

O GRD reuniu trabalhos de professores/pesquisadores de diversas partes do país, permitindo o estabelecimento de um interessante e multifacetado debate sobre a importância e as possibilidades da recuperação de histórias de vida para a pesquisa e o ensino de história.

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O simpósio temático Histórias de vida, ensino e aprendizagem na educação básica: desafios epistemológicos e potencialidades cognitivas, realizado em junho de 2021 no âmbito das atividades do 31º Simpósio Nacional de História - História, verdade e tecnologia, organizado pela ANPUH nacional, reeditou a parceria entre os professores Marcia de Almeida Gonçalves (UERJ), Raimundo Nonato Rocha (UFRN) e Claudia Patrícia de Oliveira Costa (SEEDUC RIO), novamente num encontro que permitiu um interessante debate reflexivo sobre as possibilidades e desafios da recuperação de histórias de vidas, individuais e coletivas, para o resgate e a construção de narrativas históricas, tanto no âmbito do ensino quanto da pesquisa.

Novamente, o encontro que visou promover diálogos entre investigações focadas nas histórias de vida e contribuir para o redimensionamento de propostas curriculares e ações docentes, no sentido de ouvir e ver protagonistas diversos, nos passados e presentes de grupos e sociedades, reuniu professores/pesquisadores de diversas partes do país, mostrando a atualidade e permanente importância dessa temática.

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Ministrado pelas professoras Marcia de Almeida Gonçalves (UERJ) e Claudia Patrícia de Oliveira Costa (SEEDUC RIO), o minicurso Histórias de vida na sala de aula: desafios e possibilidades, foi realizado durante o 31º Simpósio Nacional de História - História, Verdade e Tecnologia, organizado pela ANPUH nacional.

A proposta do minicurso, como o próprio título indicava, era abordar os múltiplos usos das narrativas de vida para a pesquisa e o ensino de história, integrando abordagens que, partindo de um estudo conceitual das chamadas "grafias de vida" (biografias, autobiografias, cartas, diários, entrevistas...) para pensar abordagens e possibilidades para a construção do saber histórico, tema candente, especialmente num momento em que as narrativas biográficas são cada vez mais valorizadas e utilizadas como fontes que permitem a ressignificação de identidades individuais e coletivas.

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O ciclo de debates BNCC: o que fazer?, realizado numa parceria do NUBHES com o LEEHPAC, foi um conjunto de encontros semanais, realizados entre abril e maio de 2021. A motivação para esses encontros foi o entendimento de que havia a necessidade de se estabelecer debates a cerca da implantação na nova Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e as alterações provocadas por ela nas diretrizes para o ensino de História, em particular, e demais disciplinas das ciências humanas como um todo.

Os debates, que tinham como público alvo professores da educação básica, contaram com comunicações das professoras Maria Lima (UFMS/ProfHistória UEMS), Rafaela Albergaria (Doutoranda PPGE-UFRJ) e Mariana Gonçalves Guglielmo (Doutoranda PPGH-UNIRIO), e foram realizados em formato virtual pela plataforma Zoom e exibidos simultaneamente no canal do Youtube do Departamento de História da PUC-RIO, permitindo que um público maior pudesse participar dos encontros e ampliando e diversificando significativamente os debates. Os encontros foram gravados e ainda podem ser assistidos através do link https://www.youtube.com/channel/UC-rDVuOWQl07x77jFLrgB9A/videos

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A oficina Narrativas em rede - Histórias de vida na sala de aula: desafios e possibilidades, foi realizada em setembro de 2021, pelas professoras Marcia de Almeida Gonçalves e Claudia Patrícia de Oliveira Costa, a convite da secretaria Municipal de educação de Niterói. A atividade, ocorrida de forma remota, foi voltada exclusivamente aos professores das escolas  públicas municipais de Niterói e foi mediada pelo professor Renato Freire, coordenador de história dessa rede.

Ao longo do encontro, foram debatidas a importância das histórias de vida no ensino de história, sob o ponto de vista teórico. Da mesma forma,  foram apresentadas algumas abordagens metodológicas registradas por meio de experiências  em salas de aula realizadas por professores da educação básica.

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O podcast Cada pessoa é um mundo inteiro: fazeres da história e abordagens biográficas foi uma conversa virtual entre as professoras Marcia de Almeida Gonçalves (UERJ), Thulia Ferreira (UFBA) e Mariana Jucá de Mello Cardozo (Rede Estadual de Santa Catarina). Nesse episódio da série Arranjos, produção em rede do LABORALES, LAEH e LHISTE, laboratórios das Universidades Federais dos Vales do Jequintinhonha e Mucuri, de Pernambuco e do Rio Grande do Sul, somos levados a pensar um pouco sobre o potencial das biografias, não só para conhecer a história, mas para refletir sobre os fazeres da história.

A pergunta que guia essa conversa é: Será que é viável estudar história, na educação básica, a partir das trajetórias de vida das pessoas?

Ficou curioso? 

Acesse https://open.spotify.com/episode/68JHCgUa3c756ZNGyEaMtm 

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